Quais São As Principais Causas da Queda de Cabelo
A queda de cabelo é um assunto que persegue homens e mulheres indiscriminadamente.
Todos nós perdemos em torno de 100 fios diariamente, por isso é muito comum encontrarmos fios na escova de cabelo na hora de pentear ou até mesmo no ralo ao tomar banho.
Agora quando a queda pode ser considerada um problema? E quais são as principais causas para que isso ocorra?
Conforme dito anteriormente, certa quantidade de queda diária realmente é normal. Mas, alguns testes podem ajudar para identificar se esta queda está fora do padrão, como no caso de cair muitos fios ao passar as mãos nos fios durante o dia e falhas no couro cabeludo.
Mas Por Que Isso Acontece?
Diversos fatores podem levar a um processo de queda, sendo que somente um especialista pode apontar com exatidão qual o problema. Mas a seguir relacionamos alguns dos principais problemas à queda de cabelo. Vejamos:
- Fatores hereditários - infelizmente, se você possui histórico familiar de calvície (avô, pai, tio, irmão), é bem provável que a queda esteja associada a fatores genéticos.
- Problemas nutricionais - aqui as causas podem ser as mais variadas como: dieta rígida, perda de peso, falta de proteínas, falta de ferro, falta de vitaminas, entre outras;
- No caso das mulheres problemas hormonais relacionados ao período menstrual, pós-parto e uso de anticoncepcional podem ocasionar a queda;
- Medicamentos – diversos medicamentos podem ter como efeito colateral a queda do cabelo, desde medicamentos quimioterápicos até antibióticos - mas que devem ser esclarecidos pelo médico.
- Estresse - situações inesperadas ou até mesmo as do dia-a-dia, que causam um esgotamento mental podem também ser um fator para a queda de cabelo. Nestes casos, a queda pode acontecer muito depois do fato que gerou, mas a situação tende a se controlar sozinha.
- Danos ao cabelo: processos químicos, como alisamentos e tintura, costumam enfraquecer o fio do cabelo e causam quebra dos fios, mais do que a queda propriamente dita. Somente em caso de danos extremos, que causem danos ao couro cabeludo, que o cabelo pode começar a cair devido a problemas com químicas...
Até o próximo artigo!